Todos os dias, incontáveis animais são abandonados. Apesar de existirem muitas pessoas que se esforçam para ajudar, na maioria das vezes é inviável fazer a adoção dos pets, afinal, é algo que exige planejamento e nem todos tem essa estrutura naquele momento.
Porém, existem outras formas de ajudar os animais que necessitam de cuidados e carinho. Vamos dar algumas dicas simples – porém não menos importantes – para que você possa fazer sua parte e ajudar quem tanto precisa. - Faça doações de ração, remédios veterinários para pets, acessórios: Existem muitas ONGS que têm papel fundamental na vida desses animais abandonados, e elas também precisam de ajuda. Coleiras, cobertores, casinhas e caminhas, mesmo que usados são de grande serventia. Remédios e ração – se dentro do prazo de validade, claro – também são aceitos.
Além disso, incentive as pessoas ao seu redor a ajudarem também.
- Se puder, ajude com dinheiro: Se você não tem nada para doar, ou não tem muito conhecimento sobre o que os pets precisam, você pode ajudar de outra forma: guardando uma determinada quantia de dinheiro e doando a uma ong de confiança. Mesmo que a quantia seja pequena, não importa: com certeza sua ajuda é bem-vinda. Se tiver interesse ou mesmo dúvidas, acompanhe o trabalho da instituição.
Divulgação em redes sociais: A internet, como poderosa ferramenta na divulgação de qualquer tipo de assunto, pode e deve ser utilizada para ajudar a encontrar lares para pets abandonados. Se não puder ajudar com dinheiro, compartilhe imagens de bichinhos que precisam de um lar, com certeza alguém que queira adotá-lo irá ver. - Adoção provisória: Muitas vezes as ONGS sofrem com a superlotação. Nisso, uma solução pode ser oferecer um lar temporário aos bichinhos que estão sem casa. Procure por uma instituição que cadastre “donos temporários” e faça sua boa ação.
- Denuncie os maus-tratos: Com certeza vocês já ficaram sabendo de mais de um caso de agressão contra animais. A punição a quem comete esse tipo de crime depende da notícia repercutir até chegar às autoridades. Denuncie os maus-tratos e ajude na luta contra a violência animal. Ajude os animais machucados e doentes das ruas: Quantas vezes já fomos alertados sobre importância de socorrer as pessoas que se acidentam nas ruas? Com os animais, não é diferente: se você notar que um pet precisa de sua ajuda, preste-a. Leve ao hospital, como é um animal de rua, é possível que até cobrem mais barato. Procure ONGS ou pessoas que possam adotá-lo, divulgação é sempre útil.